quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

3 Cilindros - Vibra mesmo ?

Esticando o Kazinho

Se tivesse espaço, acho que chegava aos 200! Faltou pista.

Fala galera, blz?
A correria continua... prometo que em breve volto a postar com mais frequencia.
O carro ainda está sem novidade... tô andando menos com ele pois como falei em outro post, agora comprei uma moto nova pra trabalhar... aí gasto menos.

O Ká está beirando os 3600km rodados, gastando 30 litros de etanol pra andar 312km... ou seja, nada mudou.

Não sei se é impressão minha ou não, mas tenho sentido alguma coisa estranha na direção.. tipo umas batidinhas. Vamos tocar mais uns mil km pra ver se é impressão ou se realmente tem algo errado acontecendo.

Vibração do motor 3 cilindros

Quem vê o carro faz a celebre pergunta... 'ele não vibra não?'
Apesar de não incomodar, a vibração é perceptível com o carro em marcha lenta. Parece ter uma bomba de aquario ligada no seu pé.
Quando paro num semáforo (ou sinaleiro, dependendo de onde você for), acabo reparando mesmo que sem querer na leve vibração do volante... uma pena que a ford não colocou um eixo para contrabalancear o motor e o mesmo funcionar liso... como uma marea 5 cilindros.
Apesar disso, com motor em carga a vibração some... deixando de lado a característica dos cilindros impares. 
A parte legal é o 'barulho invocado' do bixinho.. que chama atenção.

Com a km mais alta, estou apertando um pouco mais o pé e pude constatar que a 4º marcha do ka corta giro a 170km/h (!!)

Ainda sobre o consumo... estou em duvida sobre motor 1 litro realmente ter vantagem sobre os motores 1.6 litros modernos.

Tive a oportunidade de ir pra São Paulo com um amigo, num Grand Siena 1.6 16v 0km.
O trajeto de 210km foi feito com menos de meio tanque... e a média no CB era de 11,5km/l andando a 120km/h com ar condicionado ligado.

Porra, comprei um carro 1.0 achando que teria mais economia que se tivesse optado por um 1.5 ou 1.6, e acho que morri na praia... 
Por enquanto a unica coisa que justifica no meu caso a compra do 1.0 ao invés do 1.5 foi a falta de grana (ou falta de vergonha na cara pra gastar uns 5 mil a mais).

Na gasolina... nao passei dos 13,5.
No alcool, não passei de 10. E eu tô usando aquela porra de seta no painel pra trocar de marcha!

Enquanto isso vejo motores maiores com tecnologia embarcada fazendo os mesmos 13, 14 na gasolina... com potencia de sobra.

Minha dica aos leitores que tem interesse em comprar um KA é:

Verifique a possibilidade de comprar a versão com motor 1.5.
Acredito que o consumo seja muito similar.




Tô puto, espero que o carro passe a consumir menos combustível conforme a km suba.

abraços, 

31 comentários:

  1. Bom dia Pedro Henrique. Comprei o ká+ Se na versão 1.5. Rapaz até agora só elogios, estou andando exclusivamente com ele na cidade e com etanol. Usando aa 100% do tempo ele está fazendo 7,9 a 8 Km por litro, estou achando o consumo de regular para bom, mas busco andar com pé bem leve no acelerador para não aumentar o consumo. Com relação ao desempenho, este me surpreendeu positivamente ( Acho difícil algum carro da categoria dele, diga-se: Onix 1.4, Grand Siena: 1.6 e Logan 1.6 ter mais desempenho que o Ká+ 1.5) Realmente o carro voa muito mesmo, sem exagero nenhum ele encara até alguns 2.0 que agente tem por ai. Pelo que notei em relação ao 1.0 é que o seu consumo é um pouco pior. Acho que pra quem anda mais em cidade o 1.0 é escolha correta pq o 1.5 gasta um pouco mais. Quem faz circuitos mistos vale a pena pagar 4400,00 a mais pelo 1.5. O ká+ está me surpreendendo a cada dia. Não teste gasolina ainda nele. Obrigado!!

    Ps: Testei o Logan 1.6 achei o motor meio fraco, pelo que vi o seu Ká+ ai colocando 180km, deve andar mais que o Logan 1.6 pelomenos em altas rotações.
    Abç

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    1. Fala Diego, blz?
      Caraca... acho que me arrependo de ter pego o 1.0 ao invés do 1.5.. de verdade. Mas agora tá comprado e precisa andar pelo menos 50 mil km.
      Poe gasolina nele e conta pra nós como foi a experiencia... como relatei em outro post, meu carro ficou uma bagaça com gasolina. deu vontade de tacar fogo.. kkkk

      Também andei no logan e achei ele uma tralha completa. e olha que eu me apaixonei pelo carro no salão do automovel!

      Em comparativo, eu já tive um Fiesta Rocan 1.6 2012 e aquilo era manco pra cacete... nem sequer pode ser chamado de 1.6. a ford cagou no acerto da injeção.. pois os Fiesta 1.6 mais antigos eram deliciosamente fortes...

      Sinto que meu ka 1.0 tem mais folego que meu ex Fiesta 1.6, o que incomoda é o corte subto de combustivel quando se chega a 6750rpm... ele estanca, o motor tem vontade de ir mais porém corta... é frustrante kkkk.

      Teve algum problema com abastecimento? o meu parece que as vezes entra mais combustivel, as vezes entra menos....

      um abraço!

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    2. Diego, mais uma coisa...
      Quando seu carro marca exatamente meio tanque, quantos km vc já rodou ?
      Queria saber se ainda tenho problema com o marcador de combustivel pois nao fui mais na ford.

      No meu carro, depois de andar 200km ele marca exatamente meio tanque. ai completo, entram 20 litros.
      Acredito que quando marca meio tanque era pra entrar 25 litros...

      Ah, seu carro faz barulho quando pisa no freio e o abs entra?


      Agradeço se puder me ajudar com isso.

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    3. O meu acontece isso quando chega no meio tanque, vc tem alguma solução?

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  2. só ando cidade (brasilia) 100% com um Uno 2012 que tive fazia 12.5km/l em 2013 compre um Sandero 1.6 16v (automatico) 0km, esse na estrada (Brasilia-Goiânia) andando a 120km com AR, fazia 12.5, na cidade 11km/l, Mes passado troquei pelo KA, o meu esta com 1800km, o Primeiro tanque 48lt rodei 662km, o segundo tanque 45.9lt rodei 661, o terceiro ta beirando os 650km, na cidade com AR 100% tirando essa media 45lt rodando 650km, ta fazendo media de 14km/l , lembrando que como só ando cidade não passo de 80km, e não pego transito pesado fazendo as trocas de acordo com o econometro do carro.

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    1. Isso com Gasosa ou Etanol?

      Se for Etanol, está fazendo muito bem!
      Se for Gasosa, não está lá essas coisas..

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    2. 14 deve ser na gasolina... o meu fez 13.qualquer coisa...
      se o seu fizer isso no alcool eu taco fogo no meu dentro da concessionária... kkkk

      abraços.

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    3. Só para atualizar, já consegui 14,2km/l no álcool com o meu KA SE (Andando como uma freira, com menos de 30km rodados com ar ligado), mas, o calor chegou pesado aqui em SC e agora estarei feliz se fizer 13km/l, mesmo tomando cuidado o carro esta bebendo muito com o AR ligado e tem outra coisa estou pegando muita fila esse final de ano, acho que daqui para frente com o fim das aulas, posso conseguir até manter o consumo já que as filas desaparecem por uns 2 meses.
      Uma coisa que notei aqui é se tiver pressa e pisar fundo o consumo aumenta bastante.
      Quero ver se ando somente no álcool por um tempo, notei que no álcool o ar condicionado pesa bem menos que na gasolina.

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  3. Caraca, será que vamos ver 1.0 pegando 200 por hora sem Turbo? kkkkkkk

    Pedro,
    Agora esse consumo você deve ter o pé pesado.. A economia do 1.0 fica justamente em andar macio, mas como você estava acostumado com motor grande judia do bichinho, ai o consumo cai mesmo.

    Na maioria dos testes de revistas, tirando o car(up!).blog, o consumo dele fica bem alto.

    Inclusive tem um teste do Car&Drive e do CarPlace indicando média de mais de 20 km/l quando rodando a 100 km/h e 18 km/l rodando a 120. (na gasolina).

    Espero que o consumo do seu melhore, e que o do meu seja parecido com os testes kkkk

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    1. Corrigindo:
      Na maioria dos testes de revistas, tirando o car(up!).blog, o consumo dele fica bem **baixo**

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    2. Link do teste do Car Place:

      http://carplace.virgula.uol.com.br/em-busca-dos-20-kml-teste-de-consumo-reune-novo-ka-up-e-fox-bluemotion/

      Link do Car&Drive
      http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/uno-evolution-encara-ka-e-fox-bluemotion/9253

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    3. Eaí cara!
      Então, eu tinha visto esse teste da carplace... até acredito que seja real, mas que usa o carro no dia a dia, cumprindo horario e trabalhando dificilmente consegue uma média dessas juntando os trechos... acho que meia hora de transito ja derruba esses numeros.

      tô tentando melhorar o pé... tomei 11 multas esse ano com o Tiida e espero tomar 0 com o Ka.
      Quando alguem mete pressão atras de mim e não tem como sair da frente... aumento o som e penso na morte da bezerra... to me acostumando...

      Hoje fui empurrado ladeira acima na Bandeirantes por um New Fiesta... tava cortando na subida a 170 e o cabra batendo farol... pqp... vontade de jogar um monte de tachinhas pelo vidro pra furar os pneus do cara..

      Hoje vou sair e provavelmente volte bebado.. então acho que só consigo postar amanhã cedo.

      Vou falar sobre o acabamento do painel proximo ao cambio.. que começou a desalinhar no meu carro (igual do blog do up lá), e acredito que eu saiba qual o motivo disso acontecer... e tambem falar sobre a possibilidade de haver uma bola de basquete meio murcha no meu tanque de combustivel.
      as vezes completo e entra 2lts a mais que o esperado... as vezes entra menos.

      abraços!

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    4. O teste da Car&Driver eles pegaram trecho com trânsito pesado também, no final a média ficou próxima de 14 km/l de etanol.

      Com certeza é seu pé mesmo, 170 na subida? kkkkkkkkkk
      Ai vai beber mesmo hehe

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    5. Eaí mano!
      Vamos ver... vou amansar o pé essa semana... meta pessoal é melhorar a média do Ka! kkkk
      abraços

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    6. Pedro, teu teste serve para sabermos qual o consumo do motor no pé pesado extremo ahuahuauah.
      Minha media com uso de ar condicionado muito baixo esta em:
      16,2km/l Gasolina
      14,2km/l no Alcool
      Meus teste com pisada foi na gasolina fiz 14,4km/l em media foram algumas abastecidas.

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    7. Eaí Claudecir!
      Só vi hoje seu comentário...

      Hoje fui pra capital e voltei.. 220km, baixou mais de meio tanque... ou seja, malemal fez 10.
      14 no alcool.. como pode...

      tô tão grilado com isso que comprei uma camera de bordo, aquelas que os russos colocam no painel do carro pra filmar o transito.
      agora vou filmar um dia meu de trabalho e depois posto aqui.. pra vcs me ajudarem a entender onde estou errando

      abraços!

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    8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Olá Pedro, boa tarde.

    Eu comprei um Novo Ka SEL 1.0, me arrependo muito da compra. Com 20 dias de uso o carro foi guinchado para a concessionária, devido a um problema no chicote que teve que ser trocado. Depois disso eu sinto o carro com uma vibração horrível, vibra tanto quando esta parado que chega a me incomodar. Estive por várias vezes na concessionária e eles alegam que o carro não tem problema nenhum, agora mesmo acabei de deixar o carro num mecânico e ele falou que vibra muito mais do que o normal. Quanto ao consumo também não estou satisfeita, falo a média de 310 km com um tanque na cidade. Nas ultimas semanas, cheguei a absurda marca de 267 km com um tanque, achei isso um absurdo. Não sei mais o que fazer, pois o vibrar do carro, realmente me incomoda profundamente e não me passa segurança nenhuma.

    Abraços,

    Gladis

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    1. Oi moça! tudo joia?

      Poxa, vamos falar da vibração.
      O UP! da 4 rodas teve um problema de trepidação além do normal... e depois de 2 visitas a concessionária, descobriram que uma pedra se alojou entre o coxim e o cambio (algo assim).

      No meu Ka+, sinto que o coxim do cambio parece estar com os dias contados... pois sinto alguns trancos em baixa rotação. Vou questionar novamente o consultor na revisão dos 20 mil km.

      Consumo é relativo...
      tem uns @#$#¨@%$#%# que dizem que o ka deles faz 13, 14, 18 no etanol.

      bom, sinceramente... o meu não faz. é 8, 9... no maximo 10km/l no etanol com ar ligado. as vezes, quando o tanque não enche totalmente 'parece' fazer 7, 6.

      Segurança ele tem... é ruim de freio mas é seguro. Pense nos outros carros que existem no mercado.

      Reclame, fale com a fabrica! Se algo está errado eles devem resolver. Mas não espere milagres absurdos... como consumo de 20km/l que tanta gente fala q ele faz...

      eu estava fazendo uns trampo na Localiza, e os funcionários de lá já passam pros clientes que o ka faz entre 8 e 10 dependendo do pé...

      apareça mais vezes por aqui, me da um oi de vez em quando e prometo q sempre vai ter postagem bacana... rs

      um abraço!

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  5. Olá Pedro!! Achei seu blog pesquisando sobre vibração do novo ka. Gostaria muito de ter lido tudo isso aqui antes da minha compra. Comprei o ka Se 1.0 no dia 30 de dezembro e logo que sai da concessionária já senti uma vibraçao estranha, cinco dias depois voltei pra concessionária pois não acreditava que aquela vibraçao era normal, trocaram o fixo do motor só por garantia, mas continuou a mesma coisa. Nossa a vibração me incomoda muito, parece que tão fazendo uma drenagem linfática nas minhas pernas (ta eu exagero um pouco) mas pra que dirigia um march, super levinho e silencioso estranha muito. To tentanso me conformar com a compra, pois não tem jeito de eu trocar agora.

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  6. Bom dia, pessoal. Comprei um ka se ha 3 meses. Já fiz a revisão dos 5mil km. Algo q tenho notado, é o estalo recorrente que o compressor faz quando arma. Quando vc esta fora do carro e o mesmo esta com o ar ligado, ouve-se toda hora um "tec". Levei na autorizada e o técnico disse que era característico do carro..... O ar ta funcionando joia, mas esse barulho qd o carro esta em lenta é horrível. Lembrando q so da pra ouvi-lo de fora do carro. Isso acontece com mais alguém? Abraços a todos.

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  7. Boa Tarde! Eu também achei o blog pesquisando sobre os ruídos e vibrações do Novo Ka, comprei o meu em Dezembro/15 e estranho muito isto que está acontecendo, parece uma carroça quando o carro está em marcha lenta, devo levar na concessionária para avaliar, mas pelo jeito, isto é um problema crônico do carro.

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  8. Bom dia povo! Relatando minha experiencia com o KA 2016/2016 SE 1.0, comprei faz 1 mês. Ele vibra ao ponto de ser meio chato, mas somente abaixo de 10km/h, infelizmente é normal dos 3CC da FORD, outra coisa que achei estranho foi ao pisar mais forte no freio e ao pegar buracos... Quando o ABS entra parece que tem algo solto ou raspando embaixo, mas também é normal deste tipo do ABS. Infelizmente a vibração e raspagem me incomoda, mas é normal todos virem assim
    Sobre o gasto de combustível, consegui fazer 18.7 km/l de gasolina, percorri 400km com apenas 21L, indo sem ar e com média de 130km/h

    Resumo: o carro é mega econômico, muito estavel e confortável para estradas. Pontos negativos são apenas as vibrações abaixo dos 10km/h e ranhuras no freio forte

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  9. Ola pessoal tambem adiquiri um ka e tambem me supriendi com a trepidacao do motor,assim mesmo o bichinho e muito bom.

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  10. Ola pessoal tambem adiquiri um ka e tambem me supriendi com a trepidacao do motor,assim mesmo o bichinho e muito bom.

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  11. boa tarde,
    tenho um ford ka 1.5 2015/2015 e outro ka 1.0 3 cilindros 2016/2016, ambos são taxi, o 1.5 faz em media de 8.5 km/l, comprei o 1.0 achando que o consumo iria ser muito melhor, porém ele está apresentando um pessimo consumo, faz 7,7 km/l, todos esses dados são em perimetro urbano e com gasolina..., fiquei muito desanimado com esse consumo do 1.0, já fui na ford da minha cidade, eles fazem atualização no software e nada muda, alguem teria alguma dica para me passar?
    obs: os testes nos dois carros foram feitos rodando com o pé bem leve, no maximo 2000 giros
    obrigado

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  12. O Ka+ 1.5 da pau em HB20X,amarok e Hilux do ano,os cara quer esticar e nem da graça,sai na frente e larga pra traz(não contando com o consumo) é um carro espetacular

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. Meu ka 1.0 só faz 10km/l. Ando rodovia /cidade. Consumo muito alto. Não sei o que fazer.

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  15. Rapaz, tá foda. Comprei o meu tem 3 meses. 1300km rodados. Essa porra tá fazendo uns 11 na cidade, só q o detalhe é o seguinte.. mora numa avenida larga, de alta velocidade, quase nunca pego engarrafamentos. No meu Palio 1.6 eu fazia uns 12.5 nas mesmas condições. Como pode uma porra dessas? Você quer economizar é só toma no cu. É isso q nos braseiros merecemos a todo tempo. Espero q esse consumo melhore.

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  16. Comprei um Ka Hatch 1.0 2016 com 22.000km, antes dessa compra possuía um Ford Fiesta 1.0 2009 com 65.000km. Não achei ele tão econômico, achei o mesmo consumo do meu antigo Fiesta. Mas o que logo achei estranho foi essa trepidação internamente e como o motor trabalha com barulho alto. Mas pesquisando com outros consumidores vi que o problema é recorrente a todos que possuem esse carro, e parece ser pelo fato do carro possui somente 3 cilindros.

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