Fordeka me deixou na rua.
Eaiii galera, tudo lindo ?
Faz algum tempo que não posto nada... A vida estava turbulenta, mas deixemos isso para um outro post.
Hoje vamos falar do meu super Ford Ka+.
Dia 18/11/2015 completou 1 ano que estou com o Ford Ka.
Muitas alegrias, algumas tristezas, ele foi embora e voltou.
Fiz duas viagens longas com ele, completando 2 mil km nos últimos 15 dias.
Não lembro se comentei uma vez... mas o meu ka estava com o banco do motorista Quebrado (depois de passar numa lombada, o encosto fez barulho e afundou).
Haviam alguns barulhos no painel, a porta do passageiro que não fecha direito, o freio de mão que não segura com a força que deveria, mas tudo estava sendo listado pra ser resolvido na revisão dos 20 mil km.
Estava eu todo pimpão de Ford Ka, saindo pra tomar uma gelada com uns amigos... e o Ka estava sem seguro, pois havia feito a transferência da Scenic pro Ka no sábado e a apólice ainda não tinha sido emitida.
Decidi sair com o Ka. Porque?
Porque na minha cabeça 'é praticamente zero, e carro zero não quebra... não vou passar apuro'.
Me enganei.
Trafegava em 4º a uns 50km/h... fui me aproximando do semáforo que é numa subida... ele abriu, engatei 3º e acelerei.
O giro subiu, e nenhuma marcha engatou.
"Legal", pensei. "desaprendi a engatar marchas."
Voltei pra quarta, e nada... segunda, nada... nenhuma marcha engatava
A subida foi fazendo o carro perder velocidade... e a coisa não ia... não andava... e nada... e pah, parou.
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Oe, descobri que meu Ka não tem triângulo! iuaehiuaha |
A principio, parecia defeito no trambulador, pois o cambio tinha movimento lateral mas não engatava marcha alguma. as molas do movimento lateral tinham ação... do movimento pra frente e para trás, não.
Liguei o pisca alerta... e então notei que ao soltar a alavanca, ela voltava ao ponto morto.
Então talvez não fosse mais trambulador...
Estranho, foi que eu desengatei a quarta normalmente, e não tive nenhuma resistência quando fui engatar a terceira.
Vejam no video:
Bom, desci do carro... abri o capô... e fui procurar o bendito trambulador do Ka.
Se tivesse conseguido acesso a ele, era só engatar qualquer marcha com a mão e pelo menos eu saía de onde estava, um local escuro e perigoso as 21h.
Não consegui acesso ao trambulador. Ele chega por trás do câmbio... o espaço é pequeno, tava tudo quente, e por baixo não teria como, pois fiz uma tatuagem nas costas muito recentemente e não posso me deitar.
"Bom, agora fodeu. Sem seguro e com essa merda quebrada... vou empurrar até em casa no dente", pensei.
Mas por sorte me lembrei da assistência 24h da Ford!
Quase chorei ao ver no calendário que era dia 21/11... e o carro foi retirado da agencia dia 18/11.
Havia me esquecido que a garantia é de 3 anos, não 1.
Liguei pro meu corretor de seguros, para ele ver o que poderia fazer por mim.
Também liguei para um amigo, pedindo que fosse até o local dar um apoio moral... pois o risco de assalto era grande.
Liguei então para o 0800 da Ford, aguardei 20 minutos na espera e pra minha surpresa eu tinha direito a assistência durante os 3 anos da garantia.
"Legal!"
A ligação caiu.
Liguei novamente, 10 minutos de espera, fui atendido por uma nova atendente.
Passei toda a situação novamente... e ela me informou que o guincho havia sido solicitado.
Deu o prazo de 40 minutos e boa... era só aguardar.
Sentei na calçada e aguardei, fazer o que.
Em 50 minutos, o guincho chegou.
Durante a ligação, fui informado pela atendente que eu poderia ir ao meu compromisso (que era a uma quadra do local onde o carro quebrou) e quando terminasse, poderia chamar um táxi pra me levar pra casa.
Ahhh Ford... desse jeito parece a Porto Seguro.
Sinto que pela primeira vez, estavam prezando pelo cliente... dando seu máximo pra fazer o cliente feliz.
Fui pro bar e bebi. Bebi como se não houvesse amanhã (não ia dirigir mesmo).
Quando deu 23:30h, pensei em ligar pra ford e pedir meu Taxi pois a galera estava começando a ir embora.
Aí começou a tristeza...
Ligava no 0800, quando ia passar pra um atendente a ligação caia.
E assim foi...
Eu ligava, pedia pra continuar o atendimento e a ligação caia. Dava sinal de ocupado.
Então liguei, apertei outras opções... e finalmente fui atendido (por volta de 00:05h)
Informei o ocorrido e a nova atendente falou que não tinha direito a táxi.
Reclamei, mas ok... era só eu pagar um taxi e ir pra casa. 20 reais não iam me fazer passar fome.
Então a atendente retornou e disse que enviaria um táxi para me buscar (00:15h).
O prazo previsto para o táxi chegar, era de 30 a 40 minutos. E me disseram que iam me ligar da empresa de táxi confirmando minha localização.
Passou 00:30h, 00:45h, 01:00h.
Liguei novamente na Ford.
Depois de muito brigar, descobri que esqueceram de pedir meu taxi.
A nova solicitação do serviço foi feita a 01:24h.
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Liguei só 18x pro 0800! |
Por fim, o taxi chegou as 02h... Mas o cara estava no local errado!
Tive que correr feito um retardado até um carro que não era táxi (era um palio cinza, descaracterizado) e perguntar se ele era meu transporte...
Isso tudo com a dona patroa do lado, 2h da manha no meio da rua.
A experiencia foi terrível. O atendimento todo foi um saco, demorado, a ligação só caia e ninguém sabia de nada.
Na primeira ligação, fui informado que eu teria transporte por um período de até 30 dias enquanto o meu carro seria reparado.
Hoje então, fui até a concessionária Ford Tempo ver a situação do meu carro por volta das 14h.
Chegando lá, fui razoavelmente bem atendido pela equipe de pós vendas e o consultor encontrou meu carro.
Na ordem de serviço constava: "Veículo com avaria no motor, não da partida".
Mas caralhos, eu falei no 0800 que o problema era cambio.
Falei pro guincheiro que o problema era cambio.
E os caras iam investigar problema no motor ?
A informação se desencontrou em algum ponto... então o consultor abriu uma nova ordem de serviço.
Relatei então, os demais defeitos do veículo:
- Banco do motorista quebrado
- Porta do passageiro, só o Hulk consegue fechar
- Barulho no painel, próximo a saída de ar
- Freio de mão alto, não segura o carro
- Tranco no motor (aparentemente algo errado com o coxim do cambio)
Ele anotou tudo e disse que faria os reparos.
Mas não conseguiu me dar o prazo... pois primeiro precisava saber o que havia de errado com o câmbio.
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Se liga no freio de mão de carro de Drift |
Quanto ao carro reserva, tive a seguinte informação:
"O mecânico ergue o carro e encontra o problema. Então, é feito um laudo onde é informado qual o prazo pra entrega do veículo. A concessionária passa esse laudo para o 0800. O 0800 então, me fornece um veículo reserva por até 3 dias"
Disse o consultor que o processo é burocrático e demorado, pois ele envia 10x o laudo pro 0800 e ninguém recebe... que a melhor alternativa seria usar o carro reserva do seguro, se houvesse.
Perdi a esperança na Ford... e estou buscando o caminho pra utilizar meu seguro...
Amanhã (24/11) vou ligar na concessionária pela manhã e pedir uma posição, um prazo...
Logo que tiver novidades, faço uma postagem.
Eu resumi o que deu, por isso a história tá meio torta. Tenho muita coisa pra falar mas vamos por partes... né não ?
Por enquanto é só.
Valeu galera.
Puxa!! Nossa!! Que legal!! Eu sabia que a culpa não tinha sido minha!!
ResponderExcluirBem, Pedro, quero aproveitar seu blog para relatar e informar que existe sim um defeito de fábrica no trambulador, quiçá no câmbio do novo Ford Ka!!
Tive os melhores carros do Brasil: Opala Diplomata, Omega GLS, Tempra SW, Santana Exclusive, Vectra CD, Citroën C4 Grand Picasso... e nenhum, rigorosamente nenhum deles nunca quebrou trambulador ou câmbio em minhas mãos!!
Além disso, entre um evento e outro, eu gosto de alugar e experimentar os mais diversos modelos disponíveis no país. Por isso, ao longo dos últimos 4 (quatro) anos, construí um portfólio de mais de 100 (cem) locações de veículos: Fusion, Fluence, Focus hatch e sedan, Logan, Sandero, Duster, Spin, EcoSport e... alguns novos Ford Ka hatch e sedan. E, novamente, nenhum, rigorosamente nenhum outro modelo apresentou defeito em minhas mãos, senão 3 (três), eu disse 3 (três) Ford Ka+ 1.5, todos com baixa quilometragem, entre 600 (seiscentos) km e 4.000 (quatro mil) km, e da mesmíssima maneira como você relatou: fui passar marcha quando a alavanca repentinamente ficou ‘bamba’, nenhuma marcha ‘entrou’ e então o carro parou, só saindo do lugar rebocado!!
Resultado: fiz registrar em meu cadastro que aceito qualquer carro excetuando Ka – o que é lamentável, pois o carro é muito bom: bonito, espaçoso, estável, com uma das melhores direções elétricas que já dirigi, motores 1.0 e 1.5 extremamente ágeis fazendo supor se tratar, respectivamente, de motores 1.6 e 1.8... Mas, infelizmente, ficar parado na estrada, com a família inteira, sob Sol, num local estranho e tendo que aguardar horas por um reboque e mais algumas horas por um taxi não foi nada agradável. Fora o fato de que minha esposa ‘falou’ no meu ouvido por semanas... rs...
Então, é preciso alertar a Ford de que existe algo errado no trambulador, quiçá no câmbio de seu “pocket-rocket”, consertar tal defeito e reconstruir a confiança perdida. Pois, em hipótese alguma quero voltar a dirigir um Ka, pois as pessoas pensam que nós é que somos ‘cupins-de-ferro’, quando na verdade se trata de falha de projeto, de um inaceitável e desrespeitoso defeito de fábrica!! E considerando que tal quebra pode se dar numa ultrapassagem ou numa curva acentuada, ou numa descida de Serra, colocando a vida de todos em risco, a Ford deveria imediatamente convocar um “recall”!!!!!!!!!! Abraços.
Olá Celso!
ExcluirRapaz, que comentário esplendido. Se não sou o unico, então a culpa também não foi minha.
Eu tento falar bem do carro, como era no inicio do Blog, onde relatava qualidades e cuidados que o carro/marca tinha e etc, mas ultimamente tá difícil...
Hoje tô mordendo corrente pois começou a entrar agua no meu Ka.
A remota possibilidade de vende-lo para adquirir um semi novo, está se tornando cada dia mais provável.
Agradeço pela enorme colaboração do comentário e claro, encaminharei se permitir, seu comentário para a Ford, tendo em vista que estão acompanhando meus 'causos' e acontecimentos (temendo publicidade negativa).
Por sorte, a receptividade do blog está subindo e a média tem passado de 500 views por dia.
Passou da hora do nome Ford fazer algo por quem comprou o carro no seu lançamento e tanto sofre com seus inúmeros defeitos.
Um abraço!
Pedro, sou eu quem agradece a oportunidade de colaborar!
ExcluirNão quero ser chato e repetitivo, mas se nós, consumidores, não nos fizermos respeitar, não virá nenhum “Tony Stark estadunidense” nos salvar, como pensa a maioria dos brasileiros, infelizmente!
Então, por favor, desde já fique à vontade para fazer uso dos meus escritos não apenas perante a Ford, mas, tanto quanto você julgar necessário, perante as revistas brasileiras, que insistem em ‘minimizar’ casos assim sob risco delas serem boicotadas pelas fábricas no empréstimo de carros, e, inclusive, num eventual ingresso em juízo com uma Ação Indenizatória em face da concessionária em que você comprou o ka e da Ford!
Eu, no seu lugar, venderia o carro imediatamente, porque esses defeitos vão ‘pipocar’ pelo país inteiro, 'destruir' a fama do Ka e o preço vai ‘mergulhar’, transformando-o em mais um caso de ‘mico’!
Boa sorte. Abraços.
Olá, aconteceu o mesmo comigo. Parei o carro para estacionar e cadê a ré??? Andei mais uns 100 metros e nem a primeira entrou. Meu carro está sendo enviado para a concessionária. Muito triste, comprar um carro tão caro e ter problema nos primeiros 6 meses de uso.
ResponderExcluirEsse negócio parece caso de Recall.. Não pode ser só coincidência vários ford ka dando problema de câmbio... Tenho 2 ford ka antigos e nunca, nunca deram problema de câmbio, já o novo fiesta sedan (o antigo) deu problema no trambulador, é o mesmo câmbio que foi para esse novo ka+...
ResponderExcluirBoa Noite....
ResponderExcluirSemana passada ocorreu a mesma situação comigo em uma avenida movimentada de minha cidade. Conclusão estou há 4 dias pedindo pelo amor de Deus para a concessionária e/ou ford resolverem meu problema é liberar um carro reserva.
O carro tem apenas 1 ano de uso e 10000km. Além de estar aguardando há 4 meses a troca do banco do motorista e passageiro que quebrou! Isso é uma falta de respeito com o consumidor! Só sei que já desencantei com o carro e Ford nunca mais.
Boa Noite....
ResponderExcluirSemana passada ocorreu a mesma situação comigo em uma avenida movimentada de minha cidade. Conclusão estou há 4 dias pedindo pelo amor de Deus para a concessionária e/ou ford resolverem meu problema é liberar um carro reserva.
O carro tem apenas 1 ano de uso e 10000km. Além de estar aguardando há 4 meses a troca do banco do motorista e passageiro que quebrou! Isso é uma falta de respeito com o consumidor! Só sei que já desencantei com o carro e Ford nunca mais.
Todos esses casos devem ser relatados por escrito numa única Petição Inicial, em qualquer vara estadual comum, em face da FORD - que sabe fazer belas propagandas, que sabe auferir belos lucros milionários, mas que parece ter desaprendido fazer carros confiáveis como os antigos Del Rey e Versailles (se bem que este último nada mais era do que um Volkswagen com a logomarca da montadora americana)!!
ResponderExcluirEnfim, não pode ser num Juizado Especial Cível porque ensejará a necessidade de perícia, de laudo, atribuindo ao caso considerável complexidade, que não pode ser tratada no JEC.
Deve-se, na petição inicial, relatar todo o ocorrido, todo o aborrecimento e todo o abandono e traição com que a FORD tem 'brindado' quem nela confia.
Como pedido preliminar, que a FORD seja obrigada a pagar por carro de locadora enquanto o Ka não é, gratuitamente, consertado, leve o tempo que levar.
E, obviamente, que ela seja condenada, também, a pagar o maior valor possível, proporcional e justo, a título de dano moral, por todo aborrecimento, frustração e efetivo prejuízo causado, a cada proprietário de FORD Ka que quebrar pelo mesmo motivo !!
Boa sorte, pessoal !!
Pedro comprei o meu Ford k + 2015 semi novo e até hoje só raiva. Apenas no consumo e no espaço interno tem me deixado satisfeita. Problema no câmbio no freio e etc... revisão de 20 mil feita e o que eu ouvi: tudo normal. Vou gastar pra fazer outra rescisão so que dessa vez numa Oficina especializada já que não posso trocar se carro agora. Valeu a dica do protetor de cater
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAconteceu comigo também , nenhuma marcha funciona num Ford KA 2016/2017. Este defeito bobo já deveria ter recall já à muito tempo.Lembrando que em um Ford KA meu de 2013 também aconteceu a mesma coisa.Parece que todo Ford KA tem o mesmo problema.
ResponderExcluirMeu deus o meu carro também está com o mesmo problema mechi duas vez no cambio não quero esse carro da Ford nem de graça
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