domingo, 14 de fevereiro de 2016

31000 - Adeus Garantia

Passei dos 31 mil km


Olá pessoas, como vão ?
Tem tempo que não escrevo... e poxa, eu tenho tanta coisa pra falar!

Hoje não é um bom dia...
Os motivos são diversos e não entrarei em mérito deles. Alias, seria melhor dizer que este não é um bom mês, ano...

Vamos em frente.

Andando pra caralh*

Bom pessoas, eu sumi pois minha vida tá complicada.
Meu emprego tá me sugando absurdamente.
Minhas contas estão me sugando. Estou vivendo paara... sei lá... resolver problemas que sequer fui em quem criou. Não consigo não tocar neste assunto... vou tachar e por favor, desconsiderem. Não tenho costume de apagar o que já escrevi.

Meu novo emprego é puxado. Os clientes são longe, os horários são longos. As jornadas, ultrapassam as 8h legais. Acho que passo mais da metade disso só dirigindo e claro, o cansaço é inevitável.

Pensei em vender o Ka e pegar outro carro... mas pelo tanto que estou rodando não posso trocar. Preciso usar ele até o ultimo dos ultimos.
Combustível tá caro (30% mais que a um ano atras), então pro carro 'se pagar' eu preciso andar 30% a mais que o padrão.

Em janeiro, andei 6000km. Fevereiro, apesar do carnaval... já passei dos 3500.
O carro está bom... não tenho reclamações grandes a fazer.
Vamos lembrar que, todos os defeitos que ele apresentava antes da revisão continuam.
Meu consumo melhorou, não sei porque... jajá falo dele.

Decisão de abandonar as revisões.

Vamos lá... dia 29/12 eu fiz a revisão dos 20 mil km com 22250km rodados. Paguei mais de 600 reais para trocar óleo e filtros. Ah, e o fluído de freio, obrigatoriamente.

Dia 29/01, estava com a km abaixo:


Ou seja, bati na porta da revisão dos 30 mil km.
Caso decidisse fazer, além de ter que parar o carro por 1 dia e ainda depender de agenda da concessionária, iria desembolsar mais 430 reais para trocar óleo e filtros.
Tenho certeza de que não iriam arrumar nada do que pedisse no meu carro, como de costume.

Levando em consideração o quanto estou andando... eu faria revisão em todo mês par. Dezembro, Fevereiro, Abril, etc...

O custo das mesmas inviabilizam o serviço da concessionária. é mais do que posso gastar no cenario atual.

Quando passei dos 30 mil, decidi então que abandonaria de vez a garantia.
Se não travou o motor até agora, acho que não trava mais.
Nesse cenário, eu iria gastar mais ou menos 3 mil reais anualmente apenas em troca de óleo. Pra mim, não rola.
Se você, pessoa que está lendo anda pouco com o carro, acho até justo gastar sei lá, 500 ou 800 reais por ano pra trocar óleo e seguir na garantia da Ford.
Pra mim, não dá. Mas vou entender se discordar.

Embreagem ficando dura

Após os 30 mil km, peguei um transito bem intenso voltando do litoral de sp para o interior...
Notei que após horas e horas pisando na embreagem (4h para andar 12km), o peso do pedal mudou. E assim está até agora.
Motivo? Não faço ideia. Apenas compartilhei com vcs.

Pneus

Na revisão dos 20 mil, sequer me ofereceram o serviço de geometria e rodizio. Acabou que não tive janela pra fazer... e só conseguir parar o carro quando bateu 30500km.
Acredito que eles cheguem aos 50 mil... o desgaste está razoavel.

PORÉM, meus pneus começaram a fazer muito barulho.
Mas muito mesmo... o ruído ao rodar está incômodo... e não faço ideia do que possa ser. A vontade de jogar estes pneus no lixo é grande... mas ainda não tenho condições.

Protetor de Carter 

Vamos falar de um item controverso... o protetor de Carter.
Diz-se que não é bom colocar o protetor de aço em veículos modernos... pois em caso de colisão o motor 'cai' pra baixo do veículo e não invade a cabine.
Se é verdade? não sei, mas foi o que ouvi na Ford e não vou debater sobre isso agora.

Na sexta feira, estava indo a um DG TX que fica no meio do mato.
O caminho foi piorando... o gps do google acabou me pregando uma peça e entrei numa estrada de terra muito fechada.
Chegou num ponto em que o caminho ficou muito ruim, e decidi parar e retornar.

Devido ao eixo traseiro do ka ser rígido e MUITO proximo ao solo, quando parei e fui dar ré ele enroscou numa pedra.
Pronto... não podia mais ir para trás.
A unica saída era seguir adiante. Já havia passado da meia noite e eu tava no meio do nada. Ficar preso não era uma opção.

Haviam pedras altas e por sorte, consegui passar.
Claro que não sem dano... pois meu protetor sofreu muito no caminho.


Um dos pontos de fixação quebrou, como pode ser visto na foto...
O protetor amassou inteiro e está fazendo barulho. pois está encostado no motor.,
Se ele não estivesse ali, ou se fosse de qualquer outro material senão aço, teria se partido e danificado meu motor.

Quando vou resolver isso? não sei.
Bateram hoje no ká e fugiram... algum imbecil foi manobrar e cara... sabe-se lá como conseguiu dar uma pancada tão forte na frente do meu carro que entortou até meu capô.

Não estou na vibe de escrever hoje... Tô muito de cara.
Como alguém pode bater no teu carro estacionado e fugir? Maldito.

Provavelmente terei que usar o seguro para reparar...

Bom, por hoje é isso... quando sobrar tempo eu escrevo.

abraçsssss

Um comentário:

  1. Pedro Henrique, o meu está com 53mil km. O barulho dos pneus é devido ao desalinhamento das rodas traseiras. Eu fiz rodizio e alinhamento (traseiro) apenas com 40mil e os pneus gastaram MUITO mais o lado interno que o externo e tem desgaste irregular (alguns pontos gastaram mais do que outros). Resumindo, vou precisar trocar no mínimo dois pneus antes dos 60mil km.

    ResponderExcluir