Consumo 9,45km/l
Faaala galera tudo beleza por aí ?
Antecipei a postagem de segunda feira pois a semana vai ser corrida.. acho que só vou ter tempo lá pra quarta feira.
Fiquei um tempo sem tirar média do Ka porque eu abasteço toda hora... e haja paciência pra ficar calculando isso no dia a dia. Normalmente só calculo de cabeça mesmo vendo quantos litros entraram no tanque.
Média no painel: 11,6km/l
Média tanque-a-tanque: 9,45km/l
301,8km -> 31,93lts de etanol
"Mas peraí Pedro, seu Ka é um SE e não tem computador de bordo nem nada.. é pé de boi.
Como que aparece aquela média no painel? Ensina nois!! Caraio!!11!"
Beleza... o motivo da postagem de hoje é essa.. Falar sobre o modo de testes do painel do Ka onde da pra ver vários parametros do carro, como consumo médio, litros no tanque.. velocidade real, tacometro digital e kilometragem que pode ser percorrida com o combustivel no tanque.
Preparei um video meio nas coxa... filmado com o tripé da camera fora do carro (por isso o audio ficou boqueta), falando sobre o modo teste do painel do Ka.
Esse modo teste do painel tem desde meu primeiro Ka 2004, Fiesta... mas nos demais carros não davam informações relevantes a nós, meros 'motoristas'.
Para entrar no modo de testes do painel faça o seguinte:
- Com a ignição desligada, segure e pressione o botão de zerar o hodometro por 3 segundos
- Vire a ignição até a posição 'on', ainda com o botão pressionado e aguarde aparecer a palavra "test"
- Feito isso, pode dar partida e se quiser, rodar com o veículo assim.
- Para voltar ao modo normal, basta desligar e ligar a ignição ou segurar o botão do painel pressionado.
Não sei como funciona o 'marcador de consumo'... pois aparentemente ele nunca zera. acredito que seja uma média infinita... sei lá... Se alguém souber algo sobre isso poste nos comentários que eu edito o post.
Isso reforça minha teoria.
Acredito eu que apenas comprando a chave de seta com o botão de ação do computador de bordo seja possível habilitar tal função... vamos esperar um tempo e tentar colher informações sobre isso...
Senão me engano, nos Polos antigos (como o meu 2003), bastava comprar a chave de seta da versão com CB que o mesmo passava a funcionar.
Hoje fui passear no barro com a lander... Apesar de ter chovido, deu pra sentir que a motoca ainda manda bem na lama.. apesar de ter perdido boa parte da essencia fora de estrada.
Abraços!
Muito legal isso, só não da pra entender porque eles não disponibilizam as funções se elas estão todas ai neh...
ResponderExcluireaí cara!
ExcluirEu acho, que se liberassem nas versões de entrada, seria um motivo a menos para alguém pegar a versão SEL. Eu mesmo fiquei dividido, pois acho o CB um acessório importantíssimo do dia-a-dia.
Acho sacanagem também ter regulagem de altura do banco apenas na SEL...
A Ford poderia pensar e colocar esse opcional para diferenciar ainda mais o Ka de entrada dos demais concorrentes... Assim como a Fiat tem feito.
Abraços!
Magnifico Pedro, vou testar agora isso... Como falaram, acho que todos tem computador de bordo porque é uma mecânica elétrica do carro, mas só liberam ($$$$$$) pra quem paga mais rsrsr, vlw Pedro
ResponderExcluirEaí cara!
ExcluirPois é.. O carro tem os sensores e o LCD para mostrar informações...
Resta descobrir se realmente só adicionar o botão faz com que o computador de bordo funcione.
Abraços!
No meu Peugeot 207 consegui "destravar" o botão de acionamento do computador de bordo e assim alterar as informações.
ExcluirJá andei dando uma olhada no botão do KA para tentar descobrir se é possível fazer isso também. Meu medo é de ser somente trocando o botão e eu quebrar o meu. rs
Mano como vc conseguiu fazer isso, o meu é um 207 botei um CB 3 linhas mas não troquei o comando
ExcluirMano como vc conseguiu fazer isso, o meu é um 207 botei um CB 3 linhas mas não troquei o comando
Excluirvlw pela dica .. to acompanhando... boas postagens
ResponderExcluirda pra rodar tranquilão com esse modo de teste ativo ne? mostrando o consumo.
ExcluirSim, no trânsito da capital fez 7.6km/l hoje... Kkk
Excluirsegundo a ford - DTE - Distance to Empty
ResponderExcluirAcabo de fazer um tanque com alcool no meu Ka SE, 11,51km/l no álcool uso pesado de ar e abusei um pouco da velocidade e pisadas, interessante notar como o KA bebe bem mais quando pisamos e ligamos o AR.
ResponderExcluirEstava lendo isso no Clube do Ka.
ExcluirO pessoal está relatando que ele é mais econômico trabalhando em uma faixa de giro perto de 3500 RPM do que uma mais baixa perto de 2500.
Muito interessante isso, pois acaba deixando o motor mais econômico em uma faixa que ele está mais "vivo".
Segunda feira pego o meu e vou fazer esses testes, já que ele tem PC. Também vou verificar na bomba a precisão do PC.
Já fui visitar ele hoje e apaixonei. Ainda bem que a parte de alinhamento a primeira vista está tudo ok.
Dai cara Blz?
ExcluirTo numa correria danada... Saio de férias dia 26 e to cobrindo férias de 3.. To endoidando kkk.
O ka ta beirando os 4900km, amanhã faco uma postagem.
O meu aindá não ta fazendo mais q 9 por litro.. Essa semana foram 90 litros de etanol e não bati nem 800km...
Falando em bater.. Hj ralaram o ka.. Mega chateado.
Abraços!
Fala Kika Blz?
ExcluirPo, trocando as marchas com 5 mil rpm o meu ta fazendo 9 e alguma coisa.. Nessa correria toda ta difícil manter a economia.
Amanhã sai postagem, não esqueça de contar pra gente suas impressões com o carro. Abraços!
Uahhaua nunca troco a 5000rpm sempre bem a baixo, só vou a essa rotação quando quero ultrapassar bem rápido.
ExcluirDirigindo bem leve acelerando devagar fiz 14,2km/l no álcool em percurso misto 70 estrada e 30 cidade, mas, quando pisei e tive que ligar o ar por causa do calor fiz somente 11,51 km/l.
Tenho a vantagem ou desvantagem de pegar um transito bem amarrado logo tenho que andar devagar mesmo.
Oi, estou acompanhado este blog já alguns dias, mas este é o meu primeiro comentário. Peguei meu Ka+ hoje, 19/12. Comprei o SE 1.0 em 06 de novembro, com previsão de entrega no fim do mês, e depois para 17/12. no dia que era para receber o carro fiquei sabendo que não chegaria antes de janeiro, o que segundo a vendedora era por falta de motor 1.0, e a Ford estaria priorizando o hatch. O problema é que em janeiro sobe o IPI, e eu ia ter de bailar com mais 4% no preço. então com um razoável desconto dado pela loja, peguei o ka+ 1.5. A primeira impressão foi ótima, mas não rodei mais de 10km ainda...
ResponderExcluirVou continuar acompanhando o blog, tá muito legal.
obrigado.
Olá Marciel.
ExcluirCara, que bom que consegui um bom negócio no 1.5.. Acredito que seja uma delícia de guiar.
Fiz mais uma viagem com o carro cheio, e foi daquele jeito... Em grandes aclives dificuldade pra passar dos 120km/h.
Conte pra gente sobre o consumo.. E se possível da diferença entre abastecido com etanol e gasolixo
Abraços!
Adquiri recentemente o KA SE 1.0 o primeiro tanque com álcool fez 7,8km/l na cidade quase sem ar ligado, autonomia de 351km .....resolvi por "Rabo de galo" 17 litros de alcool e 34.6 de gasolina e já está com 450km e não chegou a 1/4 do tanque ..fui viajar de Va linhos a Praia Grande em 4 pessoas e porta malá lotado, o carro desenvolveu com excelência e não perdeu muita potência com ar condicionado ,, e aí alguém já fez esta experiência? Será que compensa? É meu 2@ tanque só. ...a gasolina posto Br custa R $2,79 e o álcool R $ 1,79 ...tem posto sem bandeira em Vinhedo mais barato mas não confio.
ResponderExcluirOlá Deivison!
ExcluirLegal, tu eh praticamente meu vizinho.. Sou de campinas.
Ainda não misturei combustível no meu.. Vou fazer isso amanhã na mesma proporção q vc. 1 pra 3 de álcool.
Vamos ver, espero q ele ainda fique esperto pra andar...pq só na gasolina achei uma zica.
Quando puder, passe a média que o carro fez com a mistura.. Para que possamos calcular o custo do Km e ver se fica mais atraente que no etanol puro.
Abraços
Então hoje fiz a média de consumo com o batismo da gasolina sendo aproximadamente 17L etanol e 34 gasolina conforme viagem que fiz carregado e com 4 pessoas sendo 70% estrada e 30% cidade , peguei engarrafamento pesado desde a serra de santos e depois em Jundia , o carro fez 12,24km/L , porém o tanque anterior creio que o frentes tá não encheu tudo o ponteiro ficou abaixo do máximo, diferente do enchimento atual que deu dois estalos a bomba e mais um pouquinho pra arredondar a grana, então essa média melhora muito sem carga, com uma pessoa, e uma média de litros mais pprecisa. ...PEDRO, se vc puder dar sua opinião sobre a mistura dos 2 combustíveis agradeço, , lembrando que meu motor está só com 1000km rodados,,, período que gasta mais, creio eu....
ResponderExcluirLegal, não tinha visto esse comentário antes de responder o outro... Cheguei faz meia hora, tava trocando quase toda a rede da delegacia de vinhedo...
ExcluirVamos por partes:
Do abastecimento.. Acho o meu uma merda pra completar o tanque. Se para na primeira trava, o ponteiro nunca chega ao topo. E se passa muito disso tem risco de danificar o canister..
Notei que mesmo forçando a entrada do combustível até a segunda trava, nunca entram mais que 1,8lts.. Então a diferença na média final acaba sendo mto pequena. Recomendo para tirar média, abastecer até a primeira trava, aguardar 10 segundos e parar quando travar novamente. Ainda sim, o ponteiro raramente bate no limite.
No meu caso, apenas os primeiros 500km tiveram média ruim (7.qualquer coisa)
Dai pra frente estabilizou em mais ou menos 9.5.
No meu caso também, com carro cheio (3 pessoas + o motorista gordo, quase 5 então) senti muita diferença no rendimento do carro.. Mas a média se manteve dentro do padrão. Ainda não tive nenhuma média acima de 10 como ka no etanol.
Se a média no rabo de galo for 13km/l (autonomia de 390km até a reserva), acredito que não valha a pena financeiramente... Pois empata ou fica mto próximo a gasolina pura, com custo por km superior ao etanol quando custa até 1,89.
Também acredito que com uma parte de gasolina, o carro vai ficar mais lento do que com apenas etanol no tanque.. Ainda tenho uma ramela de álcool, amanhã vou colocar 10 real de vpower e rodar no natal.. Vamos ver como o carro vai se comportar.
Desculpe a demora nas respostas.. Realmente não ando tendo tempo pra nada.. To indo bastante pra capital e tu imagina a merda q ta o trânsito pra lá nesse fim de ano...
Um abraço!
Só chamar a atenção que a gasolina Vpower nitro + tem a mesma octanagem da gasolina só adicionam detergente e um material que eles dizem ser lubrificante esse material deixa o motor bem silencioso.
ExcluirAcho que só a Petrobras tem uma gasolina com mais 90 octanas.
Aaa esqueci,, média no "painel oculto" 17,6KM/L, média tanque a tanque 12,24km/L
ResponderExcluirCara, sobre essa média do painel.. Eu desconfio que seja assim:
ExcluirO carro pega o quanto foi rodado desde a última vez q zerou o hodômetro parcial e divide pelo combustível q ainda tem no tanque..
O meu, pelo menos parece que tem o marcador impreciso...
Uma certa vez, enquanto dirigia ele marcava 17km/l.
Parei o carro de noite e no dia seguinte ao virar a chave, já marcava 10.9 e o medidor do tanque desceu um pouco em relação ao dia anterior.
Achei meio furado.. Como todo cb de carro que já tive (tiida, polo, clio)
abraços
Fiz outra experiência antes misturei álcool na gasolina e agora quando deu1/4 do tanque "com rabo de galo" enchi com álcool ..Bom.. senti o carro um pouco mais esperto e o painel marca 300km com um pouco a menos de 1/2 tanque ,, vou ver quanto fez por litro ..na próxima abastecida, mas acho que uma pequena mistura de gasolina no álcool já de cara é melhor que a experiência anterior e não deixa o buraco entre as marchas iniciais ..Bom pode ser só uma impressão , assim que abastecer postô aqui , lembrando que tenho o pe leve e andei 50% em cidade e 50 em estrada,, costumo seguir 50% do econometria
ResponderExcluirRapaz... creio q seja apenas impressão. fiz o teste algumas vezes e não tive essa sensação... meu tanque nunca passou de 400 km. abrçsss
ExcluirEai cara!
ResponderExcluirO carro no alcool fica bem mais esperto.. Nem me atrevo a colocar gasolina no meu novamente.
Se conseguir média acima de 10km por litro, avise... Pois eu ainda não passei disso.
Normalmente com meio tanque, meu carro ta marcando 200k.
Todas as fotos q tiro são após completar o tanque, então pode comparar a km percorrida com o marcador de combustível.
Um abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Pedro Henrique, estou acompanhando seu blog e vi a foto do painel do Ka...O meu é SEL 1.5 e não está acusando no painel a falta do cinto de segurança e fiz o teste do painel e lá acende... Liguei no 0800 da ford e eles leram a pág 26 e 27 que informa sobre o cinto e lá fala disso...O que acha que pode ser?Levei na ford e eles falaram que não tem essa função e o 0800 fala que tem se não ele não viria descrito no manunal.
ResponderExcluirOlá Rogéria!
ExcluirPor padrão, o Ka SE não tem sensor de cinto de segurança... sobre o SEL, não tenho conhecimento. pra saber se tem ou nao o sensor de cinto, olhe embaixo do banco... ´é pra sair um fio da trava do cinto e entrar no carpete... conte as novidades!
Parabéns pelo blog, você descobriu se a chave de seta da versão com CB libera o acesso no ka básico?
ResponderExcluirOlá Bruno! obrigado!
Excluirnão consegui a informação... corri atras mas as fontes são precárias. ninguem sabe informar nada... e nao consegui um ka SEL pra desmontar a chave de seta e testar no meu... rs
abraços!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirRapaziada seguinte: troquei hoje a chave de seta com botão TRIP do meu KA SE PLUS e para minha decepção não funcionou ainda estou correndo atrás pra ver oque fazer, se precisa programar, torcar modulo sei lá alguém pode me dizer algo, oque eu posso afirmar que troquei a chave de seta hoje e não funcionou o CB
ExcluirOlá
ResponderExcluirTenho um Ka SE e instalei recentemente na concessionaria o farol de milha com o botão original.
Porem nao cende a luz no painel quando ligo o farol de neblina.
O eletrecista da concessionaria me enrolou dizendo que teria que trocar todo o painél e no modelo SE não tem essa função....Enfim.
Fiz o modo teste no painel e descobri que tem a luz do farol de neblina.
Conversando com um amigo que tem um golf ultima geração, ele me disse que tem um programa chamado VCDS e com um cabo OBD II ele fez algumas alterações no golf dele, como iluminação, lanternas traseiras, ativou uns negocios no painel...
Só que esse programa é para VW.
Alguem sabe se existe algo parecido para FORD?
Seria interessante isso.
Parabens pelo blog...boa iniciativa
Olá Pessoa.
ExcluirCara... acho impossivel fazer o milha acender mesmo reprogramando a central pelo segunte motivo.
mesmo instalando o farol de milha na concessionaria com botao original, é feito um jump no mesmo... usando o sinal pos chave. então nao existe comunicação do botao com a rede CAN informando que o farol de milha está aceso.
diferente de nissan, vw... ou até do New Fiesta,que ja tendo o chicote é só plugar os fios
um abraço.
No modo teste do meu SE1.5, também relata muitas funções, mas claro que ele não as tem em sua totalidade, pois não é SEL. Por exemplo, assistente de rampa, e de tração que aparece no TEST, ele não tem. Mas creio ser em vista de aproveitamento de painel para todos os modelos, e claro. O meu está fazendo na gasolina sendo 1.5 - 12,7Km/l. No álcool ele é mais leve e bem ágil, na gasolina ele parece grudar no asfalto, tanto achei isso, que fui recalibrar pneus pra ver se era isso..rsrsrs pneus murchos, e não. Na gasolina ele pesa pra andar mesmo. No álcool meu dinheiro vai que vai, de R$50 em R$50 socorro.. e evaporaaaa o trem no tanque que não rende! Hoje entrou na reserva, e no painel TEST diz que poderia rodar mais 65km com ele. Q MEDO de tentar fazer isso! pois, não sei se realmente ele entende que é gasolina ou álcool, pra fazer esse comparativo de quanto andar na reserva.
ResponderExcluirVou colocar álcool dessa vez e ver no que dá. Mas vi que não posso colocar álcool quando tem muito de gasolina e vice-versa, quando fiz isso na primeira vez, colocando álcool ele embriagou e morreu, tive que guinchar pra CSS. Tenho medo de fazer essa mistura e dar TILT.
Aloha!
ExcluirEle baseia a distancia que o carro ainda pode andar em cima da média efetiva...
como aquela média é furada, nao sei se é viavel confiar nisso... rs
vc pode se basear num outro marcador, onde informa a quantidade de combustivel no tanque em porcentagem.
misturar combustivel sempre deu bosta cmg também... inclusive no Tiida.
um abraço!
Olá . Comprei o Novo Ford Ka SE Plus 1.0 2015/2016 e ele não vem com computador de bordo só o top de linha o SEL, você sabe si o tem como por o computador de bordo nele ? aonde eu consigo ?
ResponderExcluirCara, inviavel... já cogitei a possibilidade, talvez trocando a chave de seta... mas o custo é alto por uma icógnita. abraçsss
ExcluirAcabei de comprar um ka se plus 1.0 e instalou o farol de neblina, porém não mostra no painel a indicação de ligado, liguei para a loja e eles me informaram que está função só funciona quando é de fábrica, poxa, mas coloquei um farol original e mesmo assim o led de indicação não acende.
ResponderExcluirAlguém sabe me informar se é algo difícil de realizar está ligação?????
Alguém sabe informar se existe uma centralina que possa funcionar no novo ka 2016????
ResponderExcluirO meu é um se plus com vidro nas 4 portas, mas o controle não fecha vidro nenhum
Eu tenho um Ka 2015 se 1.0 ele é top.já está com 14890 klm já fis média de 13.2 etanol estrada e 20% cidade.
ResponderExcluirGalera eu agredido que se trocar a chave seta com a que tem a função trip o computador de bordo irá funcionar normalmente. No mercado livre já tem 300 pila. Vou arriscar pedir uma.
ResponderExcluirE aí Joao, comprou? testou?
ExcluirTambém gostaria de saber...
ExcluirChegou a comprar?
ExcluirGalera eu agredido que se trocar a chave seta com a que tem a função trip o computador de bordo irá funcionar normalmente. No mercado livre já tem 300 pila. Vou arriscar pedir uma.
ResponderExcluirE aí João, pediu a chave? Deu certo o CB?
ExcluirAlguém já colocou o speed chip no Ka 1.0, e pode dizer algo a respeito
ResponderExcluirJoão, conseguiu colocar a chave de seta com a função trip?
ResponderExcluirDa para usar sem zerar o painel oculto?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém aqui já teve problema na partida do ka? Meu carro, do nada, passou a não ligar apertando só a embreagem. Pede também o acionamento do freio. A msg aparece no CB. O procedimento é descrito no manual como partida inoperante. Ao virar a chave para a posição II, antes, eu ouviu um barulhinho e um estalo. Agora, não mais. Li relatos na internet de que isso volta ao normal sozinho. Alguém sabe exatamente o que é isso?
ResponderExcluirA chave de seta da versão SEL nao vai habilitar o computador de bordo da versão SE porque no software destes carros o CB se encontra desabilitado.
ResponderExcluirE teria como ativar o CB no software do SE?
ExcluirAlguém conseguiu habilitar o computador de bordo no SE Plus?
ResponderExcluirComprei um KA+ 1.5 2015 com 21300 km. Excelente carro, motor responde muito bem e é super confortável e espaçoso. To louco pra sair viajar pra ver a média de consumo, costumo andar na média de 100 km/h. Depois da minha primeira viagem postarei os resultados. Antes eu tinha um Uno Vivace 1.0 2012 que fazia 18,4 km/LT mas... Sem conforto e limitado demais em desempenho
ResponderExcluirolá, gostei muito do seu topico.
ResponderExcluirGostaria de saber se alguem já teve ou tem um problema parecido com o meu...
O que acontece, quando o carro chega a 110km/h ele começa a trepidar, e essa trepidação fica crescente até chegar 125km/h e depois para ...
Meu carro é o FORD 1.0 SE
Estranho, ja cehgui a 150km e o carro gruda na pista. Pode ser penus descalibrados, não?
ResponderExcluirMeu é um k 2015.
ResponderExcluirFalta, boa noite!! Bom tópico, seguinte,sou de sp capital e comprei o ka + se pra rodar em app, no começo foi meio decepcionamte no quesito consumo, a primeira media fiz 8.3 70% cidade e 30% estrada,agora com 3.500km ta fazendo em media 8.5 - 9.0 km litro, não passa disso, e pego trechos em estrada, acho pouco pra um motor 3cilindros, mas já acostumei, mas sinceramente, hj, pegaria um 1.5, anda muito mais é gasta quase a mesma coisa. Em relação ao cb é muito mentiroso aquela informação dos km/l marca sempre 11.5, 12 km/l e faz de fato 8 ou 9. Mas no geral To satisfeito com o carro. Abcs a todos
ResponderExcluirE aí pessoal, alguém já conseguiu habilitar o CB no Ford Ka SE? Vi um carro no MercadoLivre livre que faz a ativação do comprador de bordo, valor de 110 reais, mas só em BH e SP
ResponderExcluirTambém vi esse anúncio no ML, sobre a ativação do CB.. Logo logo alguem descobre e isso cai na internet! Pagaria fácil esse 100 conto pra ativar o CB do meu Ka.😎
ResponderExcluirSou de brasilia alguém faz essa ativação aqui
ResponderExcluirBoa Tarde Galera,
ResponderExcluirAcabei de pegar um ford ka se 1.0 2015, o consumo ainda não fiz o calculo certo mais estou achando q ele ta bebendo mt comparando o comentário que vi de vocês.
Eu ativei o computador de bordo nele mostra que está fazendo 11km por litro mais não está fazendo pois o consumo do tanque cheio mostra que eu consigo andar 350KM, esse KM q ele mostra é até a reserva ou o tanque cheio? fiquei na duvida qt a isso.
Opa, no meu, teve uma atualização na ccs que ativava o computador de bordo, nao levou nem 5 minutos para atualizar.
ResponderExcluirMas infelizmente hj (Dez/2020)com 66000km deu aquele famigerado problema no TBI, nem sei o que fazer ainda.