domingo, 23 de novembro de 2014

1350km - Viagem com 4 adultos, média 10,03km/l no Etanol

Viagem pra benzer o carro



Fala galera, hoje fiz a primeira viagem a lazer com o Ka+.

Fui para a cidade de Aparecida benzer o carro.. passo a vida na estrada, então... é isso aí.

Estou cansado da viagem, então a postagem de hoje será curta.. apenas relatando a média do Ka em trecho rodoviário.

Parti de Campinas com o tanque cheio, andei +/- 80km dentro da cidade e os 237km restantes foram na rodovia. Tanque abastecido até a segunda trava com Etanol.

Notei que agora o carro está um pouco mais solto.. consigo vencer aclives na rodovia a 100km/h em 5º sem necessidade de redução.
Na serra da Rod. Dom Pedro, foi necessário puxar 3º marcha para subir a 100km/h.

A velocidade média de condução foi entre 110km/h e 120km/h.

Ida     - Trecho misto = 9,17km/l Etanol
Volta - Rodoviario     = 10,03km/l



317.4km -> 34.60 litros = 9,17km/l - A/C Ligado 100% do tempo

Ao retornar a Campinas, completei novamente o tanque.



227.8km -> 22,69lts = 10,03km/l - A/C Ligado 50% 100% do tempo

Editado:
É duro não conhecer sobre o carro.. kkkk
Eu achei que estava andando com o ar desligado na volta... pois havia direcionado o fluxo do ar para os vidros e o botão do A/C estava apagado.
Imaginei que o A/C estava desligado então, pois a luz estava apagada... apesar de perceber que o 'ar de fora estava meio gelado'.

Hoje, quando estacionei na garagem, com o ar voltado para o parabrisas, percebi que a ventoinha estava armada... desliguei o ventilador interno e notei o estalo do compressor do A/C.
Liguei novamente, e o compressor estalou... mesmo sem acender a luz.

Resumindo, o Ka quando está com o ar direcionado para o parabrisa, mantem o compressor ligado mesmo que a luz espiã do painel esteja apagada.

Um abraço a todos e uma ótima semana!

16 comentários:

  1. Boa noite amigo, estou acompanhando o seu blog para decidir uma possível compra do Ka+. Estou em dúvida se pego a versão 1.0 ou a 1.5, o amigo acha que vale a pena gastar 4400,00 a mais e um consumo um pouco maior que o 1.0? Como foi o comportamento dele em ultrapassagens com o ar ligado? Quero o carro para rodar na cidade e algumas viagens. Parabéns pelo carro, ele está bem econômico!

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    1. Opa, boa noite!

      Cara, eu fiquei com o 1.0L porque não tinha dinheiro pro 1.5.. a verdade é essa. Se tu tem grana pra encarar um motor maior, acho que sempre vale a pena.
      No caso do Ka, o 1.0 serve bem o carro e até o momento não estou sofrendo..
      Ultrapassagens e retomadas, sempre exigem redução de marcha. ando com ar ligado em 100% do tempo.

      Recomendo que faça um test drive no 1.0 para ver se lhe agrada... Eu andei nos 2 e ainda sim, não tive duvida quanto ao 1.0.
      Vale lembrar que eu estava em duvida entre Ka 1.0 e Logan 1.6.

      um abraço!

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    2. Boa noite. Com o teste drive da pra decidir mesmo.. mas acho que qualquer um dos dois é um bom negócio, ainda estou na dúvida rsrs. Parabéns pelo blog!

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    3. Então, na minha opinião.. tendo condições de pagar pela diferença, acho que vale a pena partir pro 1.0 SEL. Tem computador de bordo, ajuste de altura do banco.. acabamento interno e externo diferenciado, Rodas de liga, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade...
      Tentei comprar o SEL, mas não tinha pronta entrega e ia demorar a chegar... além do orçamento sair do planejado.
      Só pela diferença do motor eu não pagaria a diferença... E entre o Se e o Se Plus, 2 mil reais apenas pra vidro eletrico traseiro + controle de som no volante e ainda perder o MyDock que eu achei o máximo... não valia a pena.
      Quem for atras que rode a manivela pra abrir o vidro.. kkk

      Como falei em outro post, andei em todos os sedans compactos... e o Ka+ foi a opção mais barata.. com melhor custo benefício.
      Pra mim, 2km/l na média faz diferença pois ando entre 3 e 5 mil km por mes... então é grana pra caramba no fim do mes.
      Trocar meu Tiida que faz 7km/l por um outro carro qualquer que faz 8km/l não ia me trazer benefício.. mas essa é a minha opinião sobre meu caso específico.

      Vale lembrar também que o preço do Ka+ subiu pelo menos aqui na minha cidade.. o valor parte agora de 38.890 contra 37.890 que paguei... e em breve acaba a redução do IPI, que talvez deixe os preços de carros um pouco mais salgados.

      Sai por aí, da um rolê no Ka+ e nos concorrentes... vc vai ver que pra sedan compacto nessa faixa de preço não tem pra ninguém.

      um abraço!

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  2. Consumo parece bom, ainda mais com ar ligado.

    Acredito que vai melhorar mais um pouco.

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    1. Boa noite Claudecir!
      Seria ideal se chegasse aos 11km/l no etanol... não gosto de rodar na gasolina.

      um abraço!

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    1. Dados oficiais falam em 10,4km/l na estrada com Etanol... então estou na média. o que partir disso pra mim, é lucro

      um abraço!

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  4. Queremos novidades Pedro :D

    Meu Hatch SEL já está encomendado.. Ansioso para chegar. Só em Dezembro :(

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    1. rapazzzz.... o Ka tá com 1650km hoje... tô cansado pra burro por isso ainda não postei nada.. kkkkk
      Amanhã acho que sai algo sobre o Ka, ou faço alguma postagem genérica...

      um abraço!

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  5. Pessoal olhem a materia abaixo motores 1.0 turbo da ford chegando com tudo.
    http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/11/area-restrita-citycar-da-fiat-e-motores-turbo-da-honda-e-ford-no-brasil.html

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    1. Muito boa notícia!

      Seria muito legal se desse para adicionar esse kit turbo no Kazinho, já que possuem motores semelhantes

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    2. Rapaz... o Ecoboost é um baita motor (ao menos é o que relatos dizem).
      se realmente chegar ao brasil, no fim de 2015 dou um jeito de pegar um!

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  6. Deve ser bom pra taxista o Ka+, pelo consumo

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  7. Essa característica de acionar o AC quando se coloca o botão para desembaçar o pára-brisas não é característica só dele. O 500 tbm é assim. Ecosport novo tbm é assim. Mas a luz do AC não fica acesa.

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  8. Cara é verdade esse lance de quando o ar está para o pára-brisas ele arma o ar condicionado mesmo com a luz apagada.
    Pq sera? Tentei buscar no manual mas não fala nada

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