sexta-feira, 28 de novembro de 2014

2000km - média estabilizada.. sem novidades sobre o carro

Passei dos 2000km!





Fala galera beleza?
Tá dificil fazer uma postagem por dia... acho que nunca trabalhei tanto.
O tempo tá curto... e o carro não tem dado novidade...mas vamos lá.

Média atual




Trecho misto: 367.2km -> 40.12lts
Média -> 9,15km/l   A/C 100%

Rodoviario: 333,6km -> 32,35lts
Média -> 10,31km/l    A/C 100%

Agora só volto a medir consumo denovo lá pelos 5 mil km.

Nada mudou... a não ser o trajeto que passou a ser mais sinuoso nesses ultimos dias. Trecho serrano e rodovia com bastante 'sobe e desce', onde mesmo com ar desligado é necessário baixar 4º marcha pra subir.
Nesse ponto, tenho sentido bastante falta do farol de neblina... pois na rodovia escura utilizando apenas farol alto, falta facho do farol para iluminar os cantos... Vejam o video abaixo o tipo de rodovia em que me enfio de vez em quando..

O video era prum grupo do whatsapp.. ignorem o audio.

Pretendo comprar e instalar em dezembro... como vou instalar em casa, farei um post citando as dificuldades encontradas.

O som é muito prático. Uso 2 celulares e alternar o bluetooth do som entre eles é muito simples e prático. A qualidade da chamada é fenomenal.. melhor que qualquer som com bluetooth que já tive.

O sistema de partida a frio tem se mostrado eficiente, pois o carro pega sem dificuldade no álcool mesmo nas manhãs frias.

Modo de condução - Dá pra melhorar?



Acredito que seja possível melhorar um pouco a média.. mas p/ isso vou precisar me adaptar ao carro e mudar totalmente minha forma de dirigir.
Como já falei, saí de um Nissan Tiida, e eu vivo com pressa. tô sempre atrasado e brigando contra o relógio.. o que me faz ser meio imprudente as vezes.
No tiida, o consumo médio era de 7km/l, mas tocando com o pé leve cheguei a fazer 9km/l no etanol na rodovia.
O problema é se acostumar ao motor mais fraco. Ontem tomei 'toco' de um C4 Lounge THP.. até desanimei (duvidoso seria andar junto com ele né?)

Que feio Pedro... que feio.



O Ká tem o indicador de troca de marchas, o que em teoria ajuda a ter uma melhor economia de combustível...
Eu nunca tive o hábito de trocar marchas com 3 mil rpm... e pra mim, pelo menos no alcool é meio difícil dirigir seguindo aquela seta indicativa do painel.. ele pede as trocas de marcha antes do motor encher, e se levar a risca o 'econometro', acabo atrapalhando o transito (principalmente saindo do Sem Parar).

Outro sofrimento, está sendo a falta da sexta marcha...
Vira e mexe tento engatar a ré (lugar onde ficava a 6º marcha do Tiida).

A diferença no escalonamento do cambio também tem me feito esticar um pouco mais as marchas do que deveria.
Acredito que daqui mais uma semana, eu pego o jeito do Kazinho.

Mais uma coisa chata, é a ré do Ka ser 'perna de cachorro'.. ou seja, no lugar da 6º marcha.
Notei que quando a ré fica antes da 1º marcha, ela entra mais suave e nunca arranha.
Tanto no Fiesta que tive quanto no Ka, preciso de um pouco mais de paciencia pra ré entrar sem raspar... ou engatar a 4º antes de colocar a ré.

Sei que é injusto um comparativo do Tiida com o Ka, mas o objetivo aqui apenas é relatar o que sente alguém que teve um carro de categoria superior e partir para um 'popular' 1 litro.

No acabamento, sem novidades.. exceto que ontem dirigi de bermuda e por algum motivo o acabamento lateral da alavanca de cambio puxa meus pelos da perna...

O protetor de Carter parece estar vibrando quando o ABS entra. Se continuar, logo farei um post sobre isso.

Um amigo meu está pegando um Grand Siena 1.6 16v.. e acredito que rolem alguns comparativos entre o Ka e o Grand Siena por aqui muito em breve.

Acredito que até sabado tenha outra postagem. Só preciso pensar sobre o que falar... a correria tá comendo minha criatividade!

Um abraço a todos, 



7 comentários:

  1. Fala Pedro, beleza?

    Nada de novidades da criança?
    A fábrica adiantou o meu, previsão era para fabricar só dia 10 mas faturou no dia 28/11.
    Estou agilizando o pagamento, acho que antes no Natal recebo ainda. Espero poder viajar com ele já :D

    Abraços e não pare de postar não amigo.

    ResponderExcluir
  2. Eaí cara! que maravilha, logo vai estar curtindo o carrinho.
    Quando o seu chegar, se vc estiver disposto agente faz uma publicação com o seu feedback.. falando das diferenças do SEL pros demais.. pode ser?
    as postagens estão um pouco espaçadas pois fim de ano é sempre corrido pra mim... estou preparando uma postagem sobre o carro na gasolina (ficou uma bosta, hoje sofri pra dar ré numa ladeira)
    A km do carro hoje, é 2952km... acho que amanhã sai a postagem!

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, vamos fazer sim.

      Ta andando pra caramba hein!

      Abraços!

      Excluir
  3. Caraca já esta chegando em 3000km o meu mal chegou em 4000km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala... quanto mais perto da revisão, mais chateado eu fico... to sem grana! kkkk

      Excluir
  4. Legal esse azul acompanhar o ponteiro. Não sabia que era assim.
    Será que no hatch é assim tbm.?

    ResponderExcluir