quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Os primeiros 600km - Medidor de combustivel não marca direito

Primeiras impressões - 2 dias com o Ka+ 1.0



Pois bem, até agora andei 622km com o Ka+ 1.0, média acima do comum para apenas 2 dias de serviço.
Vamos lembrar que meu veículo anterior era um Nissan Tiida 1.8 16v com 124cv manual com cambio de 6 velocidades,

A principio, a maior e mais gritante diferença vem na falta de torque. Com o Tiida, eu passava pelo Sem Parar (praça de pedágio) a 40km/h em sexta marcha... simplesmente acelerava e o carro retomava a velocidade da via sem muita demora. 
Fazer isso com o Ká 1.0L é uma tarefa entediante... precisa puxar 3º marcha e acelerar para retomar o ritmo sem atrapalhar os veículos que vem atras.

O trecho percorrido até agora foi 70% rodoviario, 30% urbano - Combustivel 100% Etanol
Ar condicionado ligado em 100% do tempo.
Já tenho os números de consumo de combustivel e vou separar por km:

006 a 100km - urbano - 9,22lts - 10,19km/l
100 a 374km - rodov. - 30,46lts - 8,99km/l - Verificado imprecisão no marcador de combustivel
374 a 442km - urbano - 6,8lts   -  10km/l

***EDITADO EM 21/11***

Os consumos estão furados. talvez por excesso de ar no tanque, entraram menos litros nra hora de abastecer, mesmo a bomba do posto dando 3 desarmes. Falarei sobre isso no próximo post.

Ao completar o tanque pela segunda vez, notei que o marcador de combustível não subiu até o nível máximo de combustível. andei um pouco e fiz um novo abastecimento e o problema persiste.
Logo, o marcador de combustível está impreciso e marca aproximadamente metade de 1/4 a menos do que realmente há no tanque.
Vou aguardar até segunda feira e, caso o problema não se resolva sozinho irei levar o carro até a concessionária.

Aeroporto de Viracopos 


Impressões

O carro vai bem na estrada, mantém 100km/h pouco acima dos 3000rpm e 120km/h por volta de 3750rpm.
Andando a 100km/h em 5º marcha, quando se chega a um aclive acentuado ele pede redução para 4º marcha pois não tem torque pra se manter nesta velocidade.
Andando a 120km/h não se nota perda de potencia mesmo nos aclives mais acentuados.
Velocimetro tem margem de erro de aproximadamente 10%, o painel marca 100km/h e o GPS marca 92km/h.

Hoje também levei o Ka+ para colocar insul film.
O valor cobrado pela concessionária é de estratosféricos R$ 390,00.
Numa boa loja de confiança, colocando Film 3m Titanium paguei R$ 160,00.



No final de semana, farei uma viagem de 550km com o carro cheio. Vamos ver qual será o desempenho do Kazinho carregado.

Se o blog te agrada, comente! é a unica maneira que tenho de saber se meus relatos são lidos por alguém.

18 comentários:

  1. Boa noite Pedro, tenho um Ka Hatch 1.0 SE, estou com 4400km e só abasteci com gasolina até hoje. Estou com média de 14 km/l, uso 70% cidade e com o ar ligado 50% do tempo.

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    1. Olá Luiz, boa noite.
      Aqui na minha cidade o custo do etanol ainda tem vantagem sobre a gasolina (abasteço a R$ 1,69 contra R$ 2,79 da gasolina).
      Quando passar dos 1000km, pretendo fazer um teste com gasolina pra ver qual será a média em trecho rodoviario.
      Seu carro melhorou o consumo com o aumento da kilometragem ? Tenho esperanças de que após os 3 mil km consiga manter 11km/l no trecho misto.

      um abraço!

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    2. R$ 1,69 aqui no RJ, nem adulterado kkk. Os dois primeiros tanques fiz 12 e pouco, depois fechou entre 13,5 e 14,5. Teve um abastecimento q consegui 16,48 km/l, mas com 90% estrada, média de 100km com ar ligado.

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    3. Santa Catarina, Gasolina ~3,00 reais e álcool 2,13.

      Não sei vocês, mas, gostei muito do desempenho do carro no álcool.

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    1. Obrigado, quero ver a farra que vai ser quando começarem a aparecer fanboys da VW por aqui.. kkk. abraços.

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  3. Fala Pedro, bom dia!

    Parabéns pelo blog amigo, realmente, ler opiniões do Ka no CarBlog é complicado com a puxação de sardinho pro up!..

    Você comentou no post passado que a Ford não libera o carro antes de ter o Doc em mãos, qual Doc? Para retirar o CRV não precisa já estar emplacado?

    É que eu pretendia ir eu mesmo no Detran emplacar, e não fazer por despachante.

    Obrigado e continue os bons posts!

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    1. Boa tarde! tentei responder durante o dia, mas a correria tava grande hoje.

      É assim: Você só tira o carro da concessionária se estiver em posse do CRLV (Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

      Quando fecha negocio com o carro, eles emitem uma nota fiscal, tiram decalque do chassis e colam na nota fiscal da LOJA.
      Em posse da nota fiscal da loja com decalque + nota fiscal da fábrica, você vai até o Departamento de Transito e da entrada no registro do veículo.
      Feito isso, no dia seguinte é emitido CRLV.

      Em posse do CRLV, você vai até a concessionária, retira o veículo e dirige até o posto de lacração mais proximo para colocar placas no veículo.

      A escolha da placa é feita no detran, durante o processo de registro.
      Citei isso no post pois antigamente, você podia retirar o carro da concessionária e guarda-lo onde bem entender até que o CRLV seja emitido. Hoje, isso não é mais possível.. além do que trafegar sem placas somente com a nota fiscal é ilegal e seu veículo pode ser apreendido.
      Em posse do Documento do carro, você pode trafegar até o posto de lacração, não pode trafegar livremente.

      Pode fazer o doc por fora sem medo!
      um abraço!

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  4. Olá pessoal,

    Tenho KA SE 1.0 o meu consumo esta assim:
    - Gasolina - ~16,5km/l percurso 70% estrada e 30% cidade
    - Alcool 14,2km/l - percurso 70% estrada e 30% cidade
    - Gasolina - 14,12km/l Serra do corvo branco (300km estrada de chão + uns 200 de asfalto) + muito ar condicionado.

    Todo o meu consumo estou medindo com um programa para Android chamado Combustível. Meu carro esta com 3400km.

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    1. Tudo bem, Claudecir... O meu está com 1000 km a mais q o seu, ele ficou um bom tempo com minha esposa. Agora q estou dirigindo direto, percebo que as vezes quando chega em 2700rpm, o carro dá uma falhada. Acontece com o seu???? E vc sente ele melhor no álcool ou na gasolina???

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    2. Vou tentar descrever isso que você fala da forma que entendi:

      - Em segunda marcha é marcante, você acelera e quando esta entre 2700 e 3000rpm ele, no meu ponto de vista, faz duas coisas diferentes:
      - Quando esta subindo marcha, ou seja, você veio de uma primeira marcha, você nota que entra uma força extra como se rapidamente aumenta-se o torque. (Sera que tem a ver com a entrada em funcionamento de todas as válvulas? ou é o comando de válvula de entrada mudando a abertura das válvulas?) O KA tem duplo comando de válvulas variável, ele usa isso para mudar o tempo que as válvulas ficam abertas, ou seja, aumenta a potência do motor ou melhora o consumo combustível.
      - Quando reduzo para segunda e acelero (Passando pela faixa de giro comentada acima) parece que ele começa a ganhar velocidade e a força aumenta ai ele chega nessa faixa e por um tempo muito curto, parece que para de ganhar velocidade e ai entra bastaste torque de uma só vez. (Acho que é essa segunda que você comentou na sua pergunta).

      Isso que você relatou eu vi no primeiro video do KA que teve na net a do carro online se não me engano.

      Sempre tive carro 8 válvulas normal, para mim essa situação tem a ver com o carro ser 12v e ter duplo comando de válvulas variável. Claro que pode ser configuração da central eletrônica do carro e os caras arrumam atualizando o software.

      Esse problema relatado por você acontece bem esporadicamente comigo da forma que dirijo.

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    3. Exatamente isso, quando eu levar o carro na concessionária pra revisao, vou conversar com o chefe da oficina. Tendo uma resposta sobre isso, eu posto aqui. Obrigado Claudecir

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    4. Acredito que seja uma característica do multivalvulas com comando variavel, pois meu Nissan Tiida tinha exatamente o mesmo comportamento. havia uma faixa de rotação 'morta', e eventualmente era necessário engatar primeira marcha pra ganhar força novamente.
      curiosamente, só acontecia quando se estava em segunda marcha... tem até um post no nissan clube que fala sobre isso. Quando encontrar posto aqui.

      abraços!

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  5. O problema maior dos carros mil é quando estão carregados. Vazios e com as potências relativamente altas, vão muito bem. Vi um comentário de um cidadão onde a empresa q ele trabalha tem up e uno 1.4. Vazios se eqüivalem mas quando carregados o uno ta um coro no up, e é isso mesmo. Carro mil não tem torque suficiente para andar cheio.

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    1. Verdade meu uso é 95% somente comigo dentro mais nada, só quando vou a praia que carrego um pouco, mas, são 40km e somente estrada.

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  6. Pedro,

    Aqui no meu notei que o carro se solta bastante a partir dos 1200km rodados.

    Você ativou o econometro? Uso ele para tentar manter o consumo baixo, só não respeito ele quando quero fazer uma ultrapassagem ou pisar mesmo.

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    1. Olá Claudecir.

      Saí da concessionária com o econometro ligado... e ainda estou me adaptando ao tipo de condução que um veículo de baixa cilindrada exige. É bem diferente de um motorzão de quase 2 litros.... apesar de tentar seguir a seta do econometro, vira e mexe dou umas esticadas e deixo cortar giro por falta de atenção.

      As minhas médias estão furadas, explicarei isso no proximo post que farei em breve.

      um abraço!

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    2. Dentro da minha longa experiencia com 1.0, se você subir muito o giro vai consumir como 2.0.

      Se deseja baixo consumo pisa leve e anda em quinta até 50km/h e acelera sempre devagar, se afundar o pé o consome sobe bastante. Ar também pesa bastante.

      Consegui 14,2km/l com álcool sem AR e pisando leve sem pressa. Bem que no meu caso pressa não ajuda, tem muita fila.

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