sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Volante torto, e curiosidade sobre marcador de combustível.

Marcador de combustível marca corretamente!


Pois é galera, aconteceu algo no minimo, curioso.. e que vai invalidar todas as medições de combustivel do Ka+ até o momento.

No post anterior, reclamei que o marcador de combustível parou de marcar corretamente no segundo e terceiro abastecimento.

Durante os mais de 300 mil km em que dirigi, sempre tive o mesmo habito de abastecimento.
Paro no posto e peço para o frentista completar o tanque até o primeiro desarme. 
Após o primeiro desarme, acompanho de perto e o abastecimento é cessado no segundo desarme da bomba, sem arredondar.
Este é o procedimento que fiz em todos os carros que dirigi, inclusive no meu Polo, em que tinha uma valvula pra liberar o ar no bocal do tanque.. e abastecendo pressionando a valvula cabiam 66 litros de combustivel no tanque, contra 50 do estipulado no manual.

E assim fiz com o Ka... abastece até a primeira trava e aperta a bomba denovo até o segundo desarme.

Hoje, após percorrer 183km (332,7km no hodometro parcial, sem acender a luz da reserva) parei no posto de costume e mandei completar o tanque.


Este foi o resultado, entraram 42,09 litros no tanque.
332,7km / 42,09L = 7,90km/l

A conta não fecha... pois o trecho foi 100% rodoviário e sem transito no retorno a cidade.
Corri pra dentro do carro e virei a chave... então pude ver que o marcador marcava tanque cheio.

A possibilidade, é que nos outros abastecimentos havia muito ar no tanque, a mangueira estava travada na velocidade mais alta e o excesso de pressão impediu que o tanque se enchesse por completo...
Apesar de estranho, acredito ser a unica resposta plausível pro marcador não marcar tanque cheio após 2 'travadas' da bomba de abastecimento.

Vou prestar mais atenção nesse detalhe nos próximos abastecimentos e recomeçar a medição de consumo do Ka+.



Outro detalhe, foi a posição do abastecimento hoje. Deixei o carro ligeiramente embicado para baixo, como da pra ver na foto.

Hoje também liguei pro vendedor que me vendeu o carro e informei sobre o marcador de combustivel.. que me pediu para levar o carro lá.
Chegando lá, fui apresentado ao consultor que, diante do exposto disse que poderia ser um problema na boia. Me orientou a agendar um horário para a próxima semana que o reparo seria feito em garantia seja qual fosse o problema.

Tô me sentindo meio bobo com essa historia toda... Vamos ver como serão os futuros abastecimentos.

Volante desalinhado



Notei hoje também que o volante estava descentralizado.. o carro está alinhado e não puxa, mas o volante esta ligeiramente inclinado para a direita. isso me incomoda pois passo o dia todo olhando pro emblema da ford 'torto'.
Esqueci de mencionar ao consultor... na proxima semana vou até a Ford pedir correção se der tempo.

Agradeço a todos que estão comentando e ajudando o blog com informações.. realmente é muito bacana ter um feedback positivo do meu pequeno trabalho.

Curiosamente, o blog que está massacrando o Ka apagou minha postagem com minha indignação.. onde também continha o link pro meu blog.

Agradeço se me ajudarem a compartilhar minhas experiencias... pois apesar de trabalhar na area de TI, pouco entendo sobre blogs e como melhorar a divulgação.



Bonus: Up! tentando me ultrapassar na Rodovia Dom Pedro... Até abri passagem mas ele não obteve sucesso na tentativa de ultrapassagem.. rs

6 comentários:

  1. Parabéns pela aquisição Pedro. Vou acompanhando as postagens para ver o comportamento do novo Ka.

    ResponderExcluir
  2. To acompanhando. Espero me decidir até o final do ano.

    ResponderExcluir
  3. O_O quase 200km/h no 1.0.

    https://www.youtube.com/watch?v=MFc5HF7w-kE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita nois... ta marcando 4600km no hodometro? ainda não passei dos 170..

      Excluir
  4. Show o blog, que Deus nos abençoe nestes 4 mil km mensais

    ResponderExcluir